Previsão é que atendimento volte às 19h de domingo (16), diz secretaria.
Pacientes reclamam que não foram avisados sobre fechamento.

Quatro unidades de saúde de Goiânia ficam fechadas neste final de semana para dedetização. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é de que o atendimento nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) nos bairros Goiá, Jardim Curitiba e Amendoeiras, além do Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), volte ao normal até as 19h deste domingo (16).

No sábado (15), muitos pacientes se revoltaram porque não foram avisados sobre o fechamento das unidades. A auxiliar de serviços gerais Márcia Barbosa viajou com a filha de Abadia de Goiás, a 20 km da capital, até o Crof, mas se deparou com as portas fechadas. “O braço dela está trincado, ela caiu e quebrou. Agora a gente [tem que] vir de longe e ainda descolar daqui para ir para outro lugar”, reclamou.

Situação semelhante aconteceu com a dona de casa Viviane Rodrigues. Ela buscava ajuda para a filha, que se machucou enquanto brincava na piscina, mas só ao chegar no local recebeu a informação de que não havia atendimento. “Nós viemos aqui direto porque aqui é referência. Como que está fechado?”, questionou. Outros pacientes reclamam que estavam em outros Cais onde foram indicados, pelos próprios funcionários, a buscarem atendimento em unidades que depois descobriram estar fechadas.

Em nota, a Secretaria de Saúde disse que informou toda a imprensa, publicou o aviso no site e comunicou o Conselho Regional de Medicina (Cremego) sobre o fechamento das unidades neste final de semana. O órgão disse ainda que os diretores estão nas unidades fechadas remanejando os pacientes desavisados.

Já ns Cais que seguem abertos ganharam reforços de médicos para atender a demanda. No caso de urgências em ortopedia o atendimento acontece no Cais do Setor Campinas.

Fonte: G1