Os ratos são as mais comuns pragas urbanas que encontramos em áreas residenciais, comerciais e industriais. Esse tipo de criatura pode causar diversos prejuízos financeiros, além de serem vetores para diferentes doenças, algumas até bastante perigosas. Por isso, ao notar a presença de ratos em qualquer ambiente, é preciso pensar na melhor forma de dedetizar o ambiente. Geralmente, pensamos em usar veneno para desratização, mas qual será o melhor?  E será que o remédio é uma boa opção?

A Esgotecnica Dedetizadora 24 horas pode oferecer para todos os ambientes diversos níveis de controle de pragas, desde a desratização completa em casos de infestação até a elaboração de um plano de controle completo e fundamental para evitar que essas criaturas apareçam.

Caso você notou a presença de muitos ratos em um ambiente, conte com a Esgotecnica para acabar com essas criaturas e deixar o ambiente livre de doenças e perigos! Porém, caso a infestação ainda não começou e você está tendo problemas com alguns poucos ratos pequenos, existem opções interessantes para você lidar com essas criaturinhas.

Vamos explorar um pouco mais sobre as opções de venenos para lidar com ratos!

Melhor solução para desratização

Antes de pensarmos no veneno, é importante lembrar que essas substâncias trazem diversos riscos para a saúde, por isso, precisam ser utilizadas com muito cuidado, além de poderem contaminar todo o ambiente e pessoas e animais.

Por isso, é importante buscar certas opções antes de tentar desratizar um ambiente usando veneno. Nesses casos, uma poderá maneira de se livrar de ratos, é acabar com todos os fatores que podem estar atraindo esses roedores para dentro de um ambiente.

Os ratos e outras pragas urbanas são atraídos por uma trinca de elementos. São eles:

  1. Abrigo
  2. Alimento
  3. Água

Se existem ratos na sua casa, comércio ou indústria, provavelmente os animais estão encontrando esses três fatores. Para se livrar dessas criaturas, tente sempre limpar o lixo da sua casa e do quintal, para que eles não tenham como encontrar alimentos em entulhos ou restos. Até mesmo a ração de animais pode ser uma fonte de recursos para os ratos, por isso nunca deixa a ração no pote durante a noite.

Já o abrigo, os ratos gostam de ficar em entulhos, móveis velhos, quartos com muita bagunça, principalmente onde é possível encontrar roupas velhas, colchões e papelões.

Eliminando esses fatores, é bem provável que os ratos vão embora depois de um tempo. É importante ressaltar que os ratos são criaturas furtivas e que preferem sempre se esconder e nunca entrar em conflito. Por isso, vão procurar água e comida em locais de fácil acesso ou então que fiquem escondidos.

Para auxiliar na eliminação desses roedores, uma boa ideia é utilizar métodos mecânicos de desratização, como a ratoeira e armadilhas.

Vale a pena arrumar um gato para se livrar de ratos?

Muita gente, na hora de pensar em desratização consideram adotar um gato para se livrar dos ratos. Mas, primeiro e mais importante, gatos (e nenhum outro animal) devem ser adotados com o intuito de serem usados como objetos (ratoeiras, alarmes e outros).

Segundo, nem todo gato é um caçador e isso pode acabar frustrando o dono do animai, que pode acabar abandonado o felino. Portanto, nunca considere um gato para algo além de um animal de estimação.

Tipos de veneno para desratização

Existem diferentes tipos de venenos usados para matar ratos, existem os profissionais que devem ser usados apenas por empresas de dedetização e existem aqueles que podem ser comprados em pecuárias.

Entre os tipos mais comuns de venenos usados em ambos os âmbitos estão:

  1. Iscas semi Parafinadas – Esse tipo de veneno é amarrado em pontos estratégicos. Esses venenos amarrados atraem o rato, que comem um pedaço da isca e logo são envenenados. É uma forma rápida e fácil de lidar com roedores.
  2. Porta Iscas – As porta iscas é mais uma forma de administrar o veneno do que o veneno em si. Esse sistema funciona como uma caixa que tem a isca colocada dentro para que o rato possa entrar e se alimentar, morrendo envenenado logo depois.
  3. Iscas granuladas – Esse é um tipo de veneno bem pequeno e que pode ser espalhado por diversos pontos estratégicos para matar os ratos de forma silenciosa e sem cheiro.
  4. Pó de contato – Um veneno que mata por contato direto com a pele. Ele adere aos pelos dos ratos e os contamina através do contato com o produto, esse tipo de substância é bem eficiente para acabar com colônias.

Algumas dessas opções são facilmente encontradas no comércio. Porém, se a infestação não for resolvida com essas soluções, é necessário chamar uma dedetizadora par utilizar químicos mais fortes e elaborar um plano de desratização completo.

Para ficar tranquilo e não correr nenhum risco, você pode chamar a Esgotecnica para oferecer a desratização completa e com os melhores produtos para qualquer situação!