Lidar com pragas nas residências é uma das coisas mais chatas que acontece em lares domésticos, condomínios e empresas. A surpresa de encontrar uma barata, rato ou aranha é sempre desagradável. Por isso, as empresas de dedetização são as indicadas para fazer o tratamento para eliminar algumas pragas.

De acordo com especialistas e dedetizadoras, as pragas mais comuns que aparecem nas residências domésticas são as 10 que listamos abaixo.

1-Ratos: Os ratos podem ser facilmente encontrados em forros de casas, onde se abrigam por lá e comem restos de comida e lixo. Podem ser prejudiciais para a saúde humana quando entram em contato a rede de esgoto e posteriormente com as pessoas trazendo sérias doenças.

2-Baratas: São as mais detestáveis por quem habita uma residência. Por se adaptarem em diversos ambientes, são encontradas em várias partes da casa, mas gostam principalmente de canos, pias e tubulações. Podem ficar muitas semanas sem se alimentar. Elas podem transmitir doenças como cólera.

3-Formigas: Não são tão odiadas assim como as baratas, mas não são bem vindas em nenhuma residência principalmente em jardins. E é por lá é que costumam aparecer, devorando plantas e flores.

4-Cupins: Os cupins trazem danos, principalmente para material que compõem madeira e outras partes da casa. Normalmente instalados em madeira eles a consomem de dentro para fora. Podem aparecer também em tijolos e blocos de concreto.

5-Moscas: As moscas domésticas costumam aparecer tanto em residências domésticas como rurais. O que as atrai são diversos odores, principalmente lixo. Elas podem contaminar os alimentos, quando estão no lixo ou fezes e depois depositam os ovos em alimentos.

6-Pulgas: Podem causar doenças contagiosas, como irritação na pele e até perda de sangue. Os danos não são apenas para as pessoas como também em animais. São encontradas em cachorros, gatos, gado, galinhas, onde depositam ovos e ali vivem, causando desconforto e irritação.

7-Aranhas: Há diversas espécies de aranhas. Muitas espécies são venenosas e podem colocar em risco a saúde das pessoas como também de crianças. Algumas espécies vivem em árvores, nos jardins e outras, em algumas partes da casa.

8-Pombos: Por mais que pareçam inofensivos a saúde humana eles podem trazer sérias doenças. Eles alimentam-se de sementes, grãos, lixo.

9-Morcegos: São animais de hábitos noturnos. Alimentam-se de insetos, outros pequenos animais. Costumam ficarem alojados em janelas, frestas, porões, pisos falsos e atacam a noite. Podem transmitir doenças como Raiva.

10-Lesma: É considerada uma praga, ainda mais no jardim. Além de ser nojenta ela ataca a noite comendo frutas e flores.

Essas são as 10 pragas que mais atormentam os lares. A grande maioria até transmite doença e não apenas danos para a casa. Inofensivos ou não, elas atacam e tiram a paz dos lares.

Deixe sua casa livre de pragas

Para se ver livre das moscas fixe telas nas janelas e portas e mantenha o lixo sempre fechado. O mesmo é com o pátio que deve ficar limpo e sem dejetos animais.

Já com as formigas a dica é fechar as frestas com cimento branco. Com as baratas evite deixar louça suja na pia de um dia para outro. Elas gostam de aparecer durante a madrugada e até pode contaminar pratos e louças.

Os ratos podem ser evitados, principalmente com o lixo, além de não deixar a ração de animais exposta em lugares externos à noite. E os pombos não devem ser alimentados. Muitos pombos se fixam nos telhados, por isso recomenda-se limpar os ninhos.

Essas foram apenas algumas dicas para deixar essas pragas longe de sua residência. Se nenhuma delas adiantar, é recomendado chamar o serviço especializado de dedetização.