O período do inverno é um momento em que costumamos a ver menos baratas, ratos, aranhas e até mesmo outras pragas urbanas. Será que essas pragas diminuem no inverno? Bom essa é uma questão relativamente complicada e que precisa de uma boa resposta para evitar confusão!

Como a Esgotecnica Dedetizadora é especializada no controle de pragas urbanas, estamos trazendo este artigo para responder essa importante questão e esclarecer o que é verdade e o que é mito.

Então continue com a gente para descobrir se as pragas urbanas realmente diminuem durante os tempos mais frios!

Pragas urbanas no inverno

Durante o inverno e períodos de clima mais frio, a proliferação de diferentes animais, principalmente os insetos, é consideravelmente mentor. As pulgas, por exemplo, se desenvolvem muito mais lento, demorando muito mais para atingir a idade de procriação.

O mesmo acontece com diversas espécies de baratas e até colônias de ratos. Isso porque, durante o frio, o metabolismo desses animais é diminuído para que eles precisem consumir menos recursos e poderem ficar escondidos em abrigos.

Esse comportamento, presente em algumas espécies, é chamada de diapausa e é bem similar com a hibernação, a diferença é que a praga urbana não passa o tempo todo dormindo, ela apenas permanece com atividade reduzida.

Com a atividade reduzida, é normal aparentar uma diminuição das criaturas em um determinado local. Mas isso não quer dizer que é hora de descuidar do controle de pragas.

Inverno não acaba com as pragas urbanas

Durante os períodos mais frios as pragas urbanas realmente diminuem, mas não porque elas são mortas pelo clima, elas simplesmente ficam menos ativas, mas ainda estão presentes no lugar.

O que acontece quando o clima começa a esquentar é que o metabolismo dessas pragas é reativado e eles voltam a procriar e buscar alimentos de forma normal. Como não foi realizado com controle dessas criaturas durante o inverno, a proliferação nos dias mais quentes pode ser muito pior.

É importante realizar o controle de pragas até mesmo durante o inverno

Justamente pra evitar perder todo o avanço realizado no controle de pragas durante as outras estações, ou para evitar uma infestação muito pior, é preciso que o controle, incluindo a dedetização, seja feita durante os dias frios.

Isso vai evitar uma grande dor de cabeça no futuro. Mas ainda existe outra vantagem!

Como no frio as pragas urbanas são menos ativas e proliferação mais devagar, é justamente nesse período que a dedetização é mais eficiente. O inverno não acaba com as pragas, mas é um forte aliado para quem quer realizar um controle completo desses animais.

Por isso, sempre que estiver chegando os dias mais frios, não deixe de realizar os procedimentos de controle de pragas urbanas e de dedetização!

Legislação sobre o controle de pragas no inverno

Além das implicações em relação ao retorno das pragas durante o verão, é importante também ficar de olho no que a legislação fala sobre determinados ambientes. Os condomínios por exemplo, precisam realizar a dedetização de ambientes em um determinado período para evitar problemas.

Na verdade, não existe uma lei que regulamente a periodicidade da dedetização de condomínios em território nacional. Existem leis em níveis estaduais e municipais que tratam deste assunto.

Este tipo de regra pode mudar de cidade para cidade, estado para estado, ou como na maioria dos casos, pode nem ao menos existir uma obrigatoriedade de frequência de dedetização em condomínios.

Porém, existe um consenso de que é necessário contratar serviços de dedetização de forma trimestral. Isso garante que as pragas não tenham a chance de proliferar e causar estragos à saúde dos condôminos, o que pode trazer muita dor de cabeça e prejuízo para o condomínio.

O que a lei determina é que a administração do condomínio é responsável por cuidar das áreas comuns do prédio. Portanto, o serviço de dedetização deve ser feito pelo síndico.

Por serem biodegradáveis, os produtos utilizados para o controle de pragas urbanas acabam perdendo efeito após três meses de aplicação. Por isso, esse é um período ideal para realizar o procedimento mesmo que esteja durante o inverno.

Danos causados pelas pragas urbanas

É importante ficar de olho no controle de pragas urbanas em todos os momentos por causa dos danos que essas pragas podem causar no dia a dia de muitas pessoas. Baratas e ratos são transmissores e doenças perigosas e que podem afetar a saúde de todo um condomínio.

Aranhas e escorpiões apresentam um risco ainda mais direto, por serem peçonhentos e perigosos.

Por fim, temos também os danos materiais, já que os ratos podem roer diferentes tipos de objetos, como fios e caixas d’água. Em pouco tempo eles podem causar grandes prejuízos para a administração do prédio.

Com esses fatores em mente, é mais do que fundamental garantir que o controle de pragas seja realizado de forma eficiente. Também é importante contratar uma empresa séria e está de acordo com as determinações da lei.

Contar com empresas que não seguem todas as normas pode ser mais prejudicial do que as próprias pragas urbanas, causando problemas diretos para a saúde de todos os moradores do condomínio.

Por isso, somos a melhor opção para você!

Conte com a Esgotecnica Dedetizadora para resolver o problema de pragas urbanas!

Está procurando uma empresa de dedetização para o seu condomínio? E quer ter a certeza de que está confiando em uma empresa séria e que respeita todos os procedimentos para garantir a saúde dos moradores e do meio ambiente? Conte com a Esgotecnica!

A Esgotecnica Dedetizadora oferece todas as soluções para acabar com qualquer praga urbana dentro da área do prédio.

A Esgotecnica Dedetizadora também tem todas as certificações necessárias para atuação. A empresa conta com muitos anos de experiência, além de vários casos de sucesso e clientes satisfeitos com o nosso serviço de dedetização.

Entre em contato com a gente e conheça mais sobre os nossos serviços, condições e empresa. Garantimos que você encontrará tudo o que precisa para livrar o seu condomínio de pragas e vetores.