As formigas caseiras, popularmente chamadas de formigas doceiras, representam uma das pragas urbanas mais comuns no nosso cotidiano.

Muita gente considera que esses animais são inofensivos, afinal não possuem veneno nem mordem. Porém, esquecemos que elas são mais perigosas do que baratas e outras pragas.

As formigas se alimentam de praticamente tudo o que encontram, incluindo animais mortos e outros dejetos nada agradáveis. Suas patas e corpos são contaminados com os mais diversos micróbios, bactérias e fungos.

Ter esses animais andando livremente dentro de casa é um risco a saúde de qualquer um. Infelizmente elas não são tão fáceis de serem exterminadas, aumentando ainda mais a dor de cabeça do morador.

As formigas doceiras são um dos principais vetores de doenças e contaminações dentro de casa. Elas podem causar intoxicação alimentar, vômito, diarreia e outras doenças gastrointestinais graves.

Algumas dicas para manter sua casa livre desses animais são:

  • Manter a cozinha sempre limpa e livre de lixo;
  • Não deixar restos de comida em cima de pias, mesas e balcões;
  • Tampar as frestas da janela e portas com sabão em barra e
  • Usar arruda dentro de armários para espantá-las.

Caso queira acabar com as formigas de uma vez por todas, é preciso usar alguns métodos e ter certa paciência.

Confira as principais maneiras de eliminar as formigas doceiras

Existem muitas maneiras de acabar com a infestação de formigas caseiras, a principal delas é a utilização de inseticidas em forma de iscas.

Os inseticidas funcionam de forma simples. Ao aplicar a isca em gel, as formigas operárias ingerem o veneno e o levam até a colônia. Dentro do formigueiro as outras formigas são infectadas, incluindo a rainha.

Com o fim das operárias e da rainha, o formigueiro morre e o problema com formigas vai embora por um bom tempo.

Para utilizá-los é bem simples:

  • Compre o inseticida em isca gel de sua preferência;
  • Observe os caminhos feitos pelas formigas e escolha os melhores locais para aplicar o gel;
  • Use a seringa medidora para aplicar o produto próximo ao caminho das formigas. A aplicação deve ser feita com gotas pequenas do tamanho da cabeça de um fósforo que devem ser espalhadas para rastros de até 5 centímetros;
  • Faça uma aplicação a cada 30 centímetros acompanhando o local por onde as formigas passam, lembrando de nunca cruzar o caminho das formigas com o gel;
  • Basta esperar para que o inseticida cause o efeito esperado.

Caso você não queira ou não possa usar inseticida em iscas para resolver o problema, existem algumas soluções caseiras que podem resolver o problema.

Eliminando formigas doceiras com cravo e canela

O cravo e a canela são armas poderosas contra as formigas caseiras. Colocando um punhado de cravos em um pote sem tampa, ou saquinho de tule, se cria um poderoso repelente de formigas que pode ajudar a espantá-las sem precisar mata-las.

Os óleos encontrados no cravo-da-índia produzem um cheiro nada agradável para as formigas. O mesmo procedimento pode ser feito com canela.

É importante lembrar de trocar o pote ou saquinho pelo menos uma vez a cada duas semanas.

Usando cascas de limão e laranja para acabar com as formigas

A casca da laranja e do limão ajudam a acabar com formigas em locais específicos. Açucareiros, baleiros e fruteiras podem ser protegidos com eficiência usando este método.

Basta colocar um pedaço da casca de fruta dentro do local onde as formigas estão visitando.

Detergente contra formigas doceiras

A mistura de detergente e água é uma das maneiras mais eficazes de acabar com formigas doceiras. Essa solução é barata e não contamina o ambiente. Basta misturar 100 ml de detergente com 100 ml de água e colocar dentro de um borrifador.

Borrife a solução nos cantos e frestas por onde as formigas entram e saem. Se a solução alcançar o formigueiro os insetos serão eliminados.

Vinagre após a limpeza da casa

Borrifar um pouco de vinagre branco no piso da cozinha, balcões e mesa, após a limpeza dos mesmos, evita que as formigas apareçam andando pelo local.

Suco de limão

Outra técnica eficiente é colocar suco de limão nas frestas das janelas e das portas por onde elas entram. O cheiro forte da fruta irá incomodar as formigas e espantá-las.

Usando pimenta e borra de café

A borra de café e a pimenta-caiena possuem o mesmo efeito nas formigas caseiras. Após passar a mistura de detergente citada acima, use pimenta-caiena para cobrir as frestas e buracos.

Use a borra de café no lugar da pimenta caso haja risco de crianças ou animais entrarem em contato com a pimenta.

Chamando ajuda profissional

É importante lembrar que se a infestação for grave ou se essas soluções descritas não resolverem o problema, é hora de chamar ajuda profissional para lidar com o problema.

A Esgotecnica possui serviços de dedetização que funcionam de verdade, resolvendo o seu problema com formigas doceiras de uma vez por todas.

Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços, facilidades e preços.

Não passe raiva, chame a Esgotecnica.