A dedetização é um procedimento importantíssimo, muitas vezes até obrigatório para diferentes tipos de industrias e ambientes. Porém, nem todo mundo sabe como funciona a dedetização. E, claro, saber como funciona é importante para entender a sua importância e para se preparar quando necessitar desses serviços.

Para ajudar a esclarecer dúvidas a Esgotecnica Dedetizadora está trazendo algumas informações para explicar como funciona o procedimento. Então continue com a gente e aprenda mais!

Dedetização: Como funciona

O primeiro passo para começar a dedetização de um ambiente é determinar se é realmente necessário realizar o procedimento. Lembrando que essa é a regra para residências, para industrias, restaurantes, refeitórios e cantinas as regras são outras, já que a dedetização é obrigatória e deve ser realizada com periodicidade determinada.

É preciso fazer a dedetização de uma casa quando se percebe uma infestação que não pode ser controlada de meios normais. Em alguns casos, apenas diminuir a oferta de alimento e água da praga pode mitigar a proliferação e acabar com infestação. Porém, isso leva certo tempo.

As infestações geralmente incomodam bastante e até oferecem riscos para os moradores, por isso contar com o serviço de dedetizam é uma boa ideia. Pragas urbanas como ratos, cupins, baratas e formigas são as mais comuns em residências, elas são problemáticas e podem ser difíceis de eliminar. A situação piora consideravelmente durante o período de calor mais forte, no verão.

Alguns cuidados com a dedetização

Uma grande preocupação dos moradores que contratam o serviço de dedetização fica por conta dos venenos usados. E essa é uma boa preocupação, já que muitos dos químicos podem ser altamente prejudiciais para a saúde;

Neste ponto é fundamental contratar uma empresa com experiência e de acordo com as normas vigentes. Assim, você garante que não estará usando químicos perigosos dentro da sua casa.

Essa é a mais importante das preocupações: Sempre confie nas empresas que se preocupam com você e com os seus familiares, usando apenas o que a lei permite.

Outra preocupação é em relação ao tempo que o veneno “fica no ar”. Muitas vezes as pessoas ficam com medo de voltar imediatamente para a casa, principalmente depois do uso do método de pulverização.

Porém, já é possível voltar para dentro do ambiente algumas horas depois. Não existe um tempo pré-definido para retornar ao ambiente, quem deve passar essa informação é o funcionário logo depois de realizar o procedimento. Por isso, nunca é demais perguntar e tirar as suas dúvidas na hora.

Outro cuidado, esse antes do processo ser feito, é cobrir alguns itens que são usados todo o tempo. Talheres e alimentos devem ser guardados em local fechado, onde não há como o veneno contaminá-lo. O mesmo serve para remédios.

Principais métodos de dedetização

Existem dois tipos principais de dedetização. Ambos garantem bastante efetividade e podem ser usados em diferentes ambientes. São eles?

  • Pulverização – A pulverização é feita através de um equipamento que joga o veneno no ar, como uma fumaça. Esse procedimento é muito comum no controle dos mosquitos da dengue por prefeituras e órgãos públicos. Esse é um procedimento simples, porém que deve ser feito com bastante cautela, devido o perigo de contaminação. Recomenda-se um tempo mínimo de retorno para o ambiente de 4 horas. No caso de idosos e crianças recomenda-se até 24 horas.
  • Produtos em gel: Os produtos em gel funcionam como as iscas que compramos para acabar com formigas e outras pragas em casa. Esse procedimento é menos invasivo e “perigoso”, só é preciso ter cuidado com crianças e animais que podem ingerir o veneno por curiosidade. A isca funciona de forma bem simples, atraindo a praga e aos poucos contaminando toda a colônia, acabando com o problema.

Dedetização em empresas: como funciona

Em empresas, como dissemos, a dedetização tem que ser feita de forma obrigatória. Ela é realizada para manter a higiene e a saúde de todos no ambiente. Na indústria alimentícia a obrigatoriedade é ainda mais importante, com fiscalizações constantes e a possibilidade de interdição no caso do descumprimento da lei.

Por ser um ambiente muito maior, a proliferação das pragas é muito mais fácil por conta da maior quantidade de abrigos e facilidade em encontrar alimentos. Por isso é bom sempre ficar de olho para evitar maiores problemas.

A dedetização de empresas deve ser feita no mínimo de 3 em 3 meses, obrigatoriamente. Algumas até adotam um plano de controle e acompanhamento que dura todo o ano para mitigar completamente a possibilidade do surgimento de pragas e vetores de doenças perigosas.

Enquanto em casa é possível tentar a dedetização de forma caseira, apesar de não aconselhável, nas empresas é obrigatório o contrato de empresa profissional e registrada nos órgãos controladores da atividade.

Para garantir o melhor serviço de dedetização em São Paulo, a melhor escolha é a Esgotecnica Dedetizadora, com mais de 20 anos no mercado, sempre trazendo qualidade e eficiência!