Os ratos são uma praga que atinge a maior parte das cidades do mundo todo. Eles trazem diversos prejuízos a população local e podem transmitir inúmeras doenças. Entre as patologias transmitidas pelo rato, estão peste bubônica, leptospirose, tifo murino e hantavirose. Por isso, o combate aos ratos torna-se essencial nas casas, condomínios e empresas através da desratização.

O QUE É DESRATIZAÇÃO?

Os ratos são uma das maiores pragas urbanas. Eles têm grande impacto em nossas casas, transmitem muitas doenças e ainda trazem riscos à economia local. O serviço de desratização é feito por profissionais especializado para localizar os focos da infestação de ratos e remover essa praga urbana do local com segurança para os homens.

Desratização - Controle de Roedores

COMO FUNCIONA A DESRATIZAÇÃO?

A desratização é feita através da aplicação de produtos químicos posicionados estrategicamente por profissionais para acabar com os ratos das casas e empresas. Esses produtos podem variar de acordo com as necessidades locais e o tipo de roedor.

Desratização e Métodos

DESRATIZAÇÃO E MÉTODOS:

O controle de ratos e roedores urbanos (desratização) que prejudicam o seu imóvel é feito através de diferentes métodos! Contamos com os principais para trazer segurança e eficiência para o controle de pragas urbanas ao seu ambiente!

ISCAGEM

A DESRATIZAÇÃO por iscagem é realizada através de posicionamento do veneno em pontos estratégicos. O veneno atrai os ratos e pode infectar também a colônia, dependendo da espécie.

A isca simula o alimento do roedor, atraindo-o até o veneno. Por isso, as iscas devem ser colocadas em pontos bem definidos para garantir a sua eficiência no processo de desratização. Esses locais são próximos de onde os roedores estão buscando alimento, perto das tocas, pelos caminhos onde os indivíduos estão caminhando e outros pontos.

Esses produtos de desratização são feitos com materiais resistentes à umidade, portanto são ideias para diferentes tipos de ambientes.

Esse é um excelente método para lidar com os indivíduos de uma colônia. Outro diferencial da iscagem é que a sua ação anticoagulante evita os odores da decomposição.

Efetiva, prática e segura, a iscagem é um dos métodos de desratização mais populares em todo o mundo, além de ser considerada uma forma não cruel de lidar com os roedores.

POLVILHAMENTO

Feita através do uso de pó seco inodoro, o polvilhamento também é efetivo contra indivíduos e colônias através da sua ação residual e transporte pelos próprios animais.

Diferente das iscas, que atraem os roedores, o polvilhamento precisa entrar em contato direto com o animal para que o método de desratização seja eficiente.

O pó utilizado no polvilhamento é carregado para dentro da colônia, onde tem inicio o seu efeito de desratização. Por isso, ele deve ser colocado por onde os ratos andam, como dutos ou até mesmo diretamente na toca.

Vale lembrar que o polvilhamento pode também ser utilizado como coadjuvante no tratamento com o uso das iscas, dependendo da análise da situação.

O polvilhamento também é um sistema rápido para lidar com os ratos, não causando sofrimento aos animais.

DISPOSITIVOS DE CAPTURA

O polvilhamento é considerada uma forma humana de lidar com os roedores urbanos. Também é indicado para casos de monitoramento ou para onde o uso de produtos químicos é impossibilitado.

Os dispositivos de captura podem ter diferentes formatos, sendo o mais comum os que utilizam adesivos para prender os ratos. Esse procedimento de desratização é indicado para infestações menores ou então para um primeiro momento de análise do tamanho da infecção e nível de proliferação dos roedores.

QUAL O PREÇO DA DESRATIZAÇÃO?

O preço da desratização pode variar de acordo com muitas variantes. Como você pôde ver, cada situação exige um serviço diferente para acabar com os ratos. Esse é um dos principais fatores que servirão para calcular o preço da desratização. Porém, além disso, é necessário levar em conta quais os tipos de ratos que estão no ambiente e o tamanho do espaço que deverá passar pelo processo de desratização.

Uma dica que se deve levar em conta é que, nem sempre, o profissional mais barato será a melhor opção para o serviço. Lembre-se sempre que o processo de desratização envolve produtos químicos que podem trazer riscos ao homem. Por isso, é essencial que seja feito por um profissional especializado e com conhecimento da área.

Casa livre de ratos após desratização

Se estiver precisando de um serviço de desratização, chame quem entende do assunto, chame a Dedetizadora Esgotecnica.

PORQUE A DESRATIZAÇÃO É IMPORTANTE PARA SAÚDE DA SUA FAMÍLIA?

Os raticidas a serem empregados também dependem do tipo de rato a ser exterminado, mas desde já garantimos que a empresa só usa produtos permitidos pela Secretaria da Saúde para aplicação de desratização.

Leptospirose: A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais) que ocorre no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. Em seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em ambos os sexos. Na maioria (90%) dos casos de leptospirose a evolução é benigna.

Transmissão leptospirose é primariamente uma zoonose. Acomete roedores e outros mamíferos silvestres e é um problema veterinário relevante, atingindo animais domésticos (cães, gatos) e outros de importância econômica (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas). Esses animais, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a L. interrogans junto com a urina.

O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e da proximidade com seres humanos. A L. interrogans multiplica-se nos rins desses animais sem causar danos, e é eliminada pela urina, às vezes por toda a vida do animal.

O homem é infectado casual e transitoriamente, e não tem importância como transmissor da doença. A transmissão de uma pessoa para outra é muito pouco provável.

A L. interrogans eliminada junto com a urina de animais sobrevive no solo úmido ou na água, que tenham pH neutro ou alcalino. Não sobrevive em águas com alto teor salino. A L. interrogans penetra através da pele e de mucosas olhos, nariz, boca ou através da ingestão de água e alimentos contaminados.

A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração, que pode ocorrer também através da pele íntegra, quando a exposição é prolongada.

Riscos no Brasil, como em outros países em desenvolvimento, a maioria das infecções ocorre através do contato com águas de enchentes contaminadas por urina de ratos. Nesses países, a ineficácia ou inexistência de rede de esgoto e drenagem de águas pluviais, a coleta de lixo inadequada e as consequentes inundações são condições favoráveis à alta endemicidade e às epidemias.

Atinge, portanto, principalmente a população de baixo nível sócio econômico da periferia das grandes cidades, que é obrigada a viver em condições que tornam inevitável o contato com roedores e águas contaminadas.