DICAS PARA CONTRATAR UMA EMPRESA (DEDETIZADORA)

Infelizmente são inúmeras as “empresas” de controle de pragas (dedetização) despreparadas, oferecendo serviços de baixa qualidade e expondo pessoas, animais e o meio ambiente a diversos riscos; afinal, para se utilizar produtos químicos, é necessário ter o devido conhecimento e muita responsabilidade. A grande maioria das pessoas não sabe como se prevenir de empresas pouco qualificadas ao buscar um orçamento, seja para sua residência ou empresa.

Para te ajudar a se precaver de contratar uma dedetizadora de baixa qualidade, a APRAG desenvolveu um estratégico guia de documentos que você poderá solicitar quando buscar um orçamento. Dividimos os grupos de documentos de acordo com seu nível de exigência. Quanto mais documentos das listas abaixo você exigir, maior será sua segurança quanto ao profissionalismo, responsabilidade e qualificação da empresa.

EXIGENCIA MÍNIMA

Não sou muito exigente. Quero só a documentação básica.

Licença de funcionamento*Demonstra que a Vigilância Sanitária aprovou as condições da empresa para funcionar (ou licença ambiental dependendo do estado). Verifique se está atualizada.

*Em alguns estados também é necessária a licença ambiental.

Registro da Empresa no Conselho de Classe do RT Demonstra que a empresa possua um Responsável Técnico contratado. Cheque a validade do documento.

EXIGENCIA MÉDIA

Sou razoavelmente exigente. Quero mais segurança quanto ao profissionalismo da empresa que vou contratar. Só a documentação básica para mim é pouco.

Documentos relacionados em Exigência Mínima.

Certificado de Participação de funcionários em Curso/Treinamento oferecidos pela APRAG Demonstra que a empresa se preocupa com qualificação e que os técnicos que irão te atender possuem alguma qualificação na área de controle de pragas.

Certificado de Filiação à APRAG e/ou associação de sua região. Demonstra que a empresa possui documentação obrigatória necessária para atuar.

EXIGENCIA ALTA

Sou bastante exigente e, portanto, quero maiores garantias quanto ao profissionalismo da dedetizadora (controladora de pragas) que vou contratar.

Documentos relacionados em Exigência Mínima e Exigência Média.

Certificado de Destinação de Embalagens Vazias e Resíduos Sólidos de Saneantes Desinfestantes. Alinhado com a responsabilidade ambiental, as empresas devem dar o correto destino às embalagens e resíduos sólidos dos produtos utilizados para o controle de pragas.

Registro do Responsável Técnico no Respectivo Conselho de Classe. É obrigatório que a empresa de controle de pragas (dedetizadora) possua um Responsável Técnico (RT); porém algumas burlam a legislação. Peça o documento comprobatório.

Cópia do Contrato de Prestação de Serviço ou Carteira de Trabalho do “RT” da Empresa Documento que comprova que a empresa realmente possui um responsável técnico (RT) em seu quadro, atendendo a legislação da área e te garantindo maior segurança. Caso o RT seja um dos sócios, peça o contrato social.

OUTRAS DICAS PARA SUA SEGURANÇA AO CONTRATAR

Cuidado com preços abaixo da média. Seu custo poderá ser muito maior depois.

Procure referências de outros clientes.

Fonte: APRAG