Os ratos causam graves problemas em qualquer ambiente, principalmente em condomínios. Essas pragas representam grandes prejuízos econômicos e sociais, e uma infestação de ratos no condomínio com certeza causará muitos transtornos aos moradores.

Os principais riscos trazidos por esses animais são as doenças e contaminações para os moradores. Já os danos materiais ficam por parte do hábito deles roerem tudo, portanto, fios de energia, cabos, canos, metais, madeiras e plásticos são alvos fáceis para esses animais.

Além dos riscos causados, os ratos também são pragas conhecidas pela alta velocidade de reprodução.

Os principais ratos urbanos possuem expectativa de vida e tempo de reprodução bem parecidos entre as espécies. A ratazana tem um tempo de vida estimado em 2 anos, o rato de telhado 1 ano e meio e o camundongo cerca de 1 ano.

Todas as três espécies podem começar seu ciclo reprodutivo a partir do 3º mês de vida, com gestações curtas de 20 dias. Os roedores podem ter por volta de 5 a 12 filhotes por cria, dependendo da oferta de alimento e abrigo.

Sua capacidade de reprodução é tão impressionante que se um casal cruzar em janeiro, em dezembro do mesmo ano serão mais de 100 mil descendentes.

É fácil entender o porque dessas pragas serem um pesadelo tão grande para os moradores de condomínios.

Como todos os outros problemas, é bem melhor prevenir o aparecimento de ratos do que tentar remediar a situação.

Dicas para prevenir a infestação de ratos

Para que os ratos possam se reproduzir a nível de se tornar uma infestação, é preciso três ingredientes: Abrigo, água e comida.

Quando o roedor encontra um ambiente favorável para a sua procriação, é quase certeza de que haverá um problema com infestação de ratos no local.

Para evitar qualquer problema com esses animais, basta acabar com essas condições na sua casa e nos ambientes próximos a ela.

Alguns ratos, como as ratazanas e os ratos de telhado, não fazem tocas dentro de casa, eles apenas entram dentro da residência para buscar comida. Se eles não encontrarem nada, dificilmente voltaram.

Dicas para se proteger de uma infestação de ratos:

  • Não deixe o lixo cheio durante a noite, limpe todo dia antes de dormir e recoloque os sacos plásticos durante a manhã;
  • Retire a ração de cães e gatos dos potes de alimentação durante a noite. Ratos gostam desse tipo de alimento, eles acabam aprendendo a comer a comida dos animais de estimação e voltando toda a noite para pegar mais;
  • Entulhos e outros materiais jogados no quintal formam tocas perfeitas para os roedores, mantenha o quintal e seus arredores limpos;
  • Nunca deixe restos de comida jogados na pia ou na cozinha, esse é um excelente banquete para os animais.

Com essas simples ações dificilmente haverá problemas com ratos e com outras pragas urbanas.

Infestação de ratos em condomínio, o que fazer?

Quando se nota um problema de infestação de ratos em um condomínio, a única coisa a se fazer é chamar a ajuda profissional para resolver o problema.

Apenas empresas que contam com profissionais treinados e biólogos especializados podem dar um fim no problema de roedores.

Os ratos são criaturas inteligentes, resistentes e altamente adaptáveis, apenas colocar veneno por onde eles andam não é efetivo e pode prejudicar a saúde dos moradores e de animais de estimação.

O raticida deve ser aplicado da maneira correta, em quantidades corretas e por pessoas capacitadas, evitando assim qualquer incidente e garantindo o fim da colônia.

Se feito de maneira errada, o veneno além de não matar os ratos pode causar o aumento da colônia através de um efeito reverso.

O efeito reverso acontece quando uma colônia está se mantendo sob controle com os machos adultos matando os filhotes, característica comum dos ratos, porém a introdução do veneno de forma errônea desequilibra esse ciclo e a população volta a crescer de forma desordenada.

Apenas profissionais treinados com a ajuda de um biólogo podem determinar essa situação previamente. Não vale a pena arriscar, não é mesmo?

Também é importante lembrar que receitas caseiras para eliminar ratos nunca funcionam. Estas receitas que aparecem na internet são apenas soluções paliativas e na maioria das vezes completamente ineficazes.

Condomínios possuem áreas muito grandes, por isso é preciso de um controle total do foco da infestação, das áreas adjacentes e dos apartamentos do local.

Esse tipo de acompanhamento só pode ser feito por uma empresa com experiência e equipe técnica qualificada.

Está com problemas com ratos e outras pragas urbanas? A Dedetizadora Esgotecnica possui um excelente serviço de dedetização que garante o fim do seu problema com pragas.

Se está havendo infestação de ratos em seu condomínio a Esgotecnica é a melhor solução para você e seus vizinhos!

Entre em contato com a gente e conheça nossos preços e serviços!