São Paulo:
(11) 3053-4600
Demais Localidades:
0800 755 9000
24 Horas

Como se prevenir da dengue

O mosquito da dengue transmite um vírus através da sua picada. Conhecido cientificamente como Aedes aegypti, a picada do mosquito pode ser mortal. Ele começa a se reproduzir durante os meses mais quentes do ano e quando as chuvas são mais frequentes.

A reprodução do mosquito se dá justamente em poças de água limpa e parada, nesse processo o mosquito coloca os ovos e depois de algumas semanas já são as larvas. No verão existe uma maior incidência da doença e para prevenir a transmissão, precisamos tomar algumas medidas estritamente necessárias, por isso no post de hoje vamos saber mais sobre a prevenção da dengue. 

Nunca deixe acúmulo de água em nenhum tipo de reservatório. A água da chuva costuma se acumular em garrafas, vasinhos de plantas e pneus, por isso após os períodos de chuva, preste atenção se não ficou água acumulada nesses locais. 

-Coloque areia nos vasos de plantas. Em lugar de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e só depois coloque água. A água que fica na areia é suficiente para manter as plantas vivas sem ser um ponto de depósito de ovos do mosquito da dengue. 

- Com os pneus velhos você pode fazer furos que permitam que a água  escorra, sem ficar parada e evitando que o mosquito se reproduza. 

Muito cuidado com a caixa d’água, ela é um excelente reservatório para os ovos do mosquito. Mantenha a caixa d’água sempre fechada e limpe-a frequentemente com produtos especializados para a limpeza desse reservatório. A mesma regra vale para poços, cisternas e caçambas que guardam água. 

Remover as folhas e galhos das calhas também é importante. Esses objetos, assim como outros impedem que água escorra e então ela se acumula. Revise semanalmente o estado das calhas, canos e ralos.

Pelo menos no verão evite cultivar plantas aquáticas. A água dessas plantas  é limpa e totalmente propícia para a reprodução da dengue. Durante a época de pico da dengue, plante outros tipos de planta.

- É importante manter latas e garrafas de boca para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule dentro delas. O ideal é jogar garrafas e latas no lixo ou não deixá-las expostas.

- A tela protetora evita que os mosquitos entrem na sua casa, embora não impedem que ele se reproduza. De qualquer forma, o uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e funciona muito bem associada às outras medidas para evitar a doença. 

Cuide muito bem das piscinas, elas são normalmente são mais complicadas de tratar porque possuem um muito volume grande de água. Se você não está usando a piscina, proteja-a cobrindo-a com uma lona. Trate com regularidade a água da piscina com cloro e os outros desinfetantes de água.

Com um pouco de disciplina e consciência é possível vencer essa enfermidade e impedir a reprodução do mosquito responsável pela transmissão do vírus da dengue.

 

Dedetização de pernilongos? Ligue agora (11) 3925-1000 ou
Tire suas dúvidas pelo WhatsApp