São Paulo:
(11) 3053-4600
Demais Localidades:
0800 755 9000
24 Horas

Como se prevenir da zyka

O vírus Zika é uma infecção causada pelo vírus ZIKV e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que é mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. Para quem não sabe, o Zika teve sua primeira aparição em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda, daí o nome. No entanto, somente em 1954 foram contaminados os primeiros seres humanos. No Brasil, os primeiros casos do Zika vírus se notificaram em 2015. No post de hoje vamos saber como é a prevenção da Zyka.

1- A Prevenção da zika

A única forma de prevenir a proliferação do Aedes, e conseqüentemente a transmissão da doença, é eliminar as larvas do mosquito regularmente. E isso se faz esvaziando potes com água parada, cobrindo tanques e protegendo da chuva equipamentos de jardinagem e outros materiais que possam acumular água. Em áreas consideradas de risco, o uso de mosquiteiros e roupas longas também ajudam a prevenir picadas do mosquito. O uso de repelentes de pele também é recomendado pelos especialistas. E em caso de qualquer sintoma da doença é aconselhável procurar um médico imediatamente para obter um diagnóstico e começar o tratamento. 

2- A prevenção especial para gestantes

Com o surto da microcefalia no Brasil, se você está ou conhece uma grávida, saiba que ela deve tomar ainda mais cuidado com o vírus zika. Para isso, é estritamente recomendado que as gestantes utilizem repelente dentro e fora de casa,  24 horas por dia, reforçando o produto a cada 90 minutos. O uso de mosquiteiros e roupas longas também é recomendável nesses casos, especialmente em áreas, zonas e regiões de risco. De fato, uma boa forma de prevenção para as grávidas é evitar, se possível, essas áreas com alta infestação de mosquito.

2- A erradicação do mosquito é a melhor prevenção

A transmissão do ZIKV quase nunca acontece em temperaturas abaixo de 16° C, ele prefere temperaturas em torno de 30° a 32° C, por isso ele se desenvolve mais em áreas tropicais e subtropicais. A fêmea põe os ovos em condições adequadas em lugares quentes e úmidos e em 48 horas o embrião se desenvolve. O importante é lembrar que os ovos que carregam o embrião do mosquito transmissor da Zika podem suportar até um ano a secos e serem transportados por longas distâncias sem morrer. Eles ficam grudados nas bordas dos recipientes e esperam um ambiente úmido para se desenvolverem. Essa resistência é uma das principais razões da difícil erradicação do mosquito. A erradicação dessas larvas, com a devida limpeza dos reservatórios de água parada e a aplicação dos medicamentos, pelos órgãos competentes ainda é a melhor forma de prevenção da doença. A conscientização é a única forma de que cada um faça a sua parte.

A erradicação do mosquito é a melhor prevenção e ela é urgente. Campanhas de conscientização nas escolas e em meios de comunicação também exercem um papel importante na luta contra o mosquito transmissor da Zika. Somente a prevenção nos protegerá da doença até que os estudos sejam concluídos.

 

Dedetização de pernilongos? Ligue agora (11) 3925-1000 ou