As pragas urbanas são tão presentes nas cidades que, muitas vezes, não pensamos em todos os danos que elas podem trazer para nossas vidas. As baratas, ratos, moscas e outras pragas acabam sendo incorporadas como um pequeno problema de nossas rotinas e não como causadores de doenças gravíssimas, o que realmente são

Nós precisamos mudar essa visão para manter a qualidade de vida e diminuir o risco de doenças. As pragas urbanas são animais que tem uma importância para a preservação da natureza e seu ecossistema, mas não podem conviver nos ambientes urbanos. Nesses espaços, elas são apenas causadoras de doenças.

Por isso, é necessário fazer o controle destes insetos. Atualmente, estamos com aumento dos casos de microcefalia causado pela picada de um inseto, por exemplo. Isso só mostra que é cada vez mais importante fazer o controle dessas pragas.

Para você ter noção de como elas podem atrapalhar nossas vidas, separamos os três principais insetos causadores de doenças.

Aedes Aegypti
Esse é um mosquito muito conhecido em todo o Brasil, mas tem causado cada vez mais pânico nos últimos tempos. Ele é muito famoso por ser transmissor da dengue, que assombra muitas cidades todos os verões. Atualmente, ele chegou aos EUA e têm causado pânico por lá com a transmissão de dengue, principalmente no Havaí.

E não para por aí. No Brasil, recentemente, o Aedes Aegypti passou a transmitir outras duas doenças. Uma pouco mais leve que a dengue, mas com consequências graves e uma ainda mais forte. São elas a Chikungunya, uma espécie de dengue potencializada, e o Zika Vírus, doença que pode passar despercebidade, mas que tem aumentado o número de casos de microcefalia na região nordeste.

Mosca
Muitas pessoas acreditam que a mosca é apenas um bicho nojento que voa entre os restos de comida, mas elas podem ser muito mais perigosas do que isso. Junto dos mosquitos, são os únicos insetos que possuem asas e conseguem se movimentar para todos os lados, isso faz com que tenham acesso a qualquer local facilmente.

Existem muitos tipos de moscas diferentes. Uma das mais comuns é a mosca-doméstica que pode contaminar as pessoas com doenças como febre tifoide, cólera e diarreia. Sem contar a mosca-negra que pode transmitir cegueira do rio e a mosca Tsé que passa a doença do sono. Além disso tudo, ainda tem o Tracoma, doença da visão que pode ser transmitida pelas moscas.

Barata
A barata, assim como as moscas, passam por diversos lugares e podem trazer muitas doenças diferentes para dentro de casa. Proporcionalmente, a barata é o animal mais veloz do mundo, podendo correr um metro por segundo. Isso é equivalente a um homem correr 150km por hora.

As principais doenças causadas pela barata são a asma e a alergia. Além disso, elas comem qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo! Desde lixo às carcaças de animais. Com isso, elas podem carregar as mais variadas doenças em seu corpo e transmitir para muitas pessoas ao redor do mundo.