O verão é sem dúvidas um período muito, muito quente no Brasil. Esse período combina muito bem com a praia e as férias. Porém, outro fator indesejado costuma atacar nessa época, são as pragas urbanas.

O verão e até mesmo a primavera trazem sempre duas coisas para o dia-a-dia. Primeiro é a presença de um forte calor, a segunda são as chuvas. Infelizmente, a água e o calor são dois dos principais fatores para a proliferação de pragas urbanas, principalmente as baratas e os ratos.

No calor e na primavera esses animais aumentam suas atividades de caça, busca por abrigo e principalmente a reprodução. É até comum você notar que as baratas estão saindo do esgoto, da caixa de gordura e da caixa de coleta de esgoto principal.

Durante o calor, o metabolismo a maioria das criaturas, incluindo os mamíferos, aumenta consideravelmente. Por isso eles são muito mais ativos. Não precisamos nem mencionar o quanto os mosquitos ficam chatos nesse período, não é mesmo?

Para ajudar a esclarecer mais sobre a dedetização durante o verão e a controlar essas criaturas, a Esgotecnica está trazendo algumas importantes dicas para nossos clientes!

Controle de pragas durante o verão

É preciso tomar muito cuidado com o controle de pragas durante todo o ano. Todos os ambientes comerciais ou residenciais de grande porte, como condomínios, precisam de um plano de controle de pragas urbanas.

Esses planos geralmente contam com dedetizações a cada 6 meses. Em muitos locais, essa periodicidade funciona muito bem, sem necessidade de adaptação durante o verão. Já em outras situações, é necessário dar uma reforçada durante os meses mais quentes, justamente por causa do aumento excessivo na atividade das pragas.

Essa diferença entre precisar ou não melhorar o controle durante o verão depende de uma série de fatores, incluindo o tamanho da área verde, da área comum, proximidade com corpos d’água e a cooperação por parte dos usuários do ambiente em relação ao controle de pragas.

Se no verão, mesmo com controle de pragas, um ambiente continua apresentando pragas, é preciso ficar de olho nos sinais de que uma proliferação teve início, além de estar pronto para contratar uma empresa de dedetização.

Como realizar o controle de pragas neste período

O controle de pragas durante o verão deve ser feito usando os mesmos procedimentos durante todo o resto do ano. Porém, durante o verão, é importante ter mais rigor e agir mais rápido em alguns casos.

Por exemplo, uma das principais maneiras de evitar problemas com pragas urbanas, principalmente aquelas que causam doenças, é através da manutenção do quintal, área verde e área comum de um ambiente.

Deixar lixo exposto é o principal chamariz para as pragas urbanas, já que eles vão encontrar abundância de alimentos nesses dejetos. Durante o verão você precisa manter a mesma limpeza, mas com muito mais cuidado.

Em um dia mais frio, por volta de julho, é possível colocar o lixo na lixeira a noite para ser recolhido no outro dia durante a parte da tarde. Em um dia quente de verão, esse período é o suficiente para que ratos e baratas encontrem alimentos no lixo e aprendam que existe oferta de comida na região, logo se instalando por perto. Portanto, quando os dias estiverem mais quentes, busque limpar o lixo o quanto antes e nunca deixar os sacos de lixo expostos por mais do que algumas horas.

Outro ponto importante durante o verão é que os animais precisam se hidratar com mais frequência. Por isso, caixas d’água destampadas e até mesmo goteiras e vazamentos no encanamento podem se tornar um prato cheio para que pragas urbanas escolham o local como um ambiente perfeito para procriar.

Atente-se a estes detalhes estruturais para evitar que a sua casa ou empresa se torne a residência dessas criaturas que podem causar tantos problemas.

Quando contratar uma dedetizadora

Claro que mesmo tomando todos os cuidados necessários, chega a hora de considerar a contratação de uma empresa de dedetização. Se o seu ambiente já possui um plano de controle de pragas, provavelmente há uma empresa que realiza a dedetização periódica. Nesses casos, basta entrar em contato com ela para agendar uma dedetização fora da agenda padrão.

Aliás, se você notar que o local tem problemas com pragas urbanas durante o verão, na hora de elaborar um plano de controle de pragas, combina uma dedetização extra para o período de calor, isso vai facilitar bastante o processo de eliminar as pragas no futuro.

Assim que notar a presença de ratos, baratas, cupins ou qualquer outra praga urbana, entre em contato com a Esgotecnica para realizarmos a dedetização do ambiente, garantindo que você fique livre de insetos e ratos.

A Esgotecnica Dedetizadora traz as melhores opções para controle de pragas urbanas. Cuide da sua segurança e da segurança do ambiente contando com nossos serviços e profissionais!