Muitas pessoas não sabem se o termo correto é detetização ou dedetização, o que é perfeitamente compreensível uma vez que as letras “T” e “D” possuem um fonema bem parecido. Neste conteúdo, você ficará sabendo se o correto é dedetizar ou detetizar e também o porquê da palavra correta ser escrita como é!

Detetização ou Dedetização: Como se escreve?

Indo direto ao ponto, o certo é dedetização com D, ou seja, a palavra “detetização” com “T” está errada. Agora veja só alguns exemplos de frases aplicando a grafia correta e errada do termo e suas variações:

  • Serviços de dedetizadora em SP (correto)
  • Preciso dedetizar minha casa (correto)
  • detetizadora perto de mim (errado)
  • quanto custa para detetizar uma casa? (errado)
  • Dedetizar ou detetizar?

Agora que você já não tem mais dúvidas se o correto é detetização ou dedetização, é importante explicar a razão da grafia correta ser com D e não com T.

DDT: A Fórmula Química dos Inseticidas

Tudo o que existe possui uma fórmula química, com elementos que se ligam entre si e, a partir dessas ligações, constituem a matéria.

Os inseticidas são formados por moléculas de Cloro e a sua fórmula química é o DDT (dicloro-difenil-tricloroetano), sendo, por isso, que as empresas que fazem o controle de pragas se chamam dedetizadoras. A propósito, com base nessa informação, só faria sentido escrever “detetizar” se a fórmula química dos pesticidas fosse DTT (dicloro trifenil tricloroetano).

Serviço de dedetização: orientações

O controle de pragas é uma necessidade nas residências e, especialmente, nos estabelecimentos comerciais devido à questão de higiene e também para evitar doenças. Por esse motivo, é de extrema importância que você contrate uma dedetizadora em SP confiável, profissional, e experiente.

O serviço de detetização ou dedetização (que é o certo a se escrever como você viu mais acima), exige cuidados e licenças para ser feito, lembrando que o manuseio de produtos pesticidas pode levar à intoxicação se feito sem os devidos cuidados.

Algumas orientações importantes na hora de dedetizar ambientes:

  • só retorne para a área dedetizada após o período informado pela dedetizadora em São Paulo, o que costuma ser, em média, 6 horas depois do serviço ter sido realizado
  • caso você possua um gato, cachorro, ou outro animal de estimação, é recomendável que seu pet não acesse o local dedetizado em um período inferior a 12 horas
  • quando você acessar o ambiente onde foi feita a dedetização, abra as portas e janelas para arejar o local
  • não permaneça no cômodo onde o serviço de dedetizadora está sendo feito a não ser que você esteja utilizando uma máscara

Finalizando esse post sobre detetização ou dedetização, caso você ainda possua alguma dúvida, precise de maiores informações, ou queira contratar uma dedetizadora na região paulista, estamos à disposição.

Possuímos sede física e todas as licenças para funcionamento, atendendo a diversos anos na grande São Paulo. Entre em contato, nos deixe saber do que você precisa, e solicite um orçamento sem compromisso seja qual for o dia e hora em que você estiver acessando este conteúdo!