Aprenda a manter a água da caixa d’água limpa para garantir a segurança e saúde sua e da sua família.

A caixa d’água é uma das estruturas mais importantes do dia a dia da maioria das pessoas. Basicamente todos os imóveis de áreas urbanas possuem caixa d’água ou então possuem reservatórios. Até mesmo os ambientes com poços artesianos utilizam a caixa da água.

A grande maioria da água que utilizamos no dia a dia vem de caixas. A água desse reservatório é utilizada para a limpeza de louças, para o preparo de alimentos e também para tomar banho, além de outras atividades.

Porém, essas em que temos contato direto com a água apresentam risco para a saúde caso a qualidade da água seja baixa. Uma caixa d’água suja pode infectar a água e causar vários problemas de saúde.

A Dedetizadora Esgotecnica conta com profissionais treinados para realizar a limpeza de caixa d’água sem oferecer isco para a saúde dos moradores e sem causar nenhum dano para a caixa d’água.

Enquanto as caixas residenciais de pequeno porte podem ser facilmente limpas pelos proprietários, caixas de grande porte em ambientes públicos ou que atende várias pessoas precisam de limpeza profissional.

Essa é uma exigência normativa na maioria dos municípios brasileiros. A administração de um grande ambiente é exclusivamente responsável pela qualidade da água. Isso quer dizer que ela precisa contratar empresas de limpeza e terem um certificado de qualidade da água.

Mas antes e entrarmos nesse assunto, vamos falar sobre como manter a água da caixa d’água limpa.

Limpeza de caixa d’água: Como manter a água limpa

A água que recebemos na caixa d’água já é devidamente tratada para contar poder ser consumida pelas pessoas. Apesar de ela ainda precisar ser filtrada para retirar o excesso de cloro, ela tem uma boa qualidade.

Porém, se a sua caixa d’água estiver suja ou infectada, assim que a água chegar dentro do reservatório, ela vai ficar imprópria para consumo.

Uma caixa d’água suja pode causar várias doenças, desde disenteria até problemas hepáticos. Por isso, a limpeza é necessária e dentro da periodicidade correta.

A única maneira de manter a água da caixa d’água limpa é através da limpeza feita de forma correta.

A periodicidade correta para a limpeza, tanto em ambientes comerciais quanto residenciais é de duas vezes por ano, uma vez a cada 6 meses. Independente do tamanho da caixa, esse período deve ser sempre respeitado.

Como fazer a limpeza de caixa d’água

A limpeza exige vários cuidados, porém pode ser feita por conta própria em caixas de pequeno volume (geralmente utilizadas em residências).

A limpeza pode ser feita de forma simples, mas é importante seguir os seguintes passos:

  • Primeiro passo é fechar o registro que leva água até a caixa ou então travar a boia automática para que a água não caia mais dentro dela.
  • Utilize a água para esvaziar a caixa. Deixe cerca de um palmo de algo entro do reservatório, essa água será utilizada para realizar a limpeza. Tampe a saída de água para a água da limpeza não ir para as torneiras.
  • Com panos ou então uma bucha macia limpe todo o interior da caixa, tanto o fundo quanto as paredes. Utilize água sanitária para fazer a limpeza. A água sanitária mata as bactérias e limpa toda a parte interna da caixa. Não use nada além da água sanitária, desinfetantes e detergentes podem acabar contaminando a água no futuro e tornando-a imprópria para consumo.
  • Depois que tudo estiver limpo, retire toda a água suja de dentro da caixa e enxugue toda a parte de entro. Deixe o reservatório encher por cerca de mais um palmo.
  • Coloque água sanitária junto com o palmo de água. Use 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água. Caso a caixa tenha 500l, use 500 ml e assim por diante.
  • Deixe essa mistura na caixa por 2 horas, a cada 30 minutos use um balde para jogar a mistura nas paredes da caixa.
  • Por fim, esvazia a caixa d’água utilizando as torneiras (não utilize a água para consumo)
  • Abra o registro e deixe a caixa encher novamente.

Contrate uma empresa profissional

Com isso, você mantém a água da caixa d’água limpa e segura. Fazendo esse procedimento a cada 6 meses, você pode ficar tranquilo quanto a sua saúde.

Para as empresas, hospitais e condomínios com grandes reservatórios, é necessário contratar uma empresa profissional.

A Esgotecnica Dedetização trabalha de acordo com todas as normas do setor para a limpeza desses reservatórios, sempre garantindo a tranquilidade e segurança dos moradores e usuários do sistema.

Com mais de 20 anos de experiência, com a gente você tem a certeza de que encontra tudo o que precisa para não ter nenhuma dor de cabeça!

Chame a Esgotecnica que a gente sempre resolve.