Como todos sabemos, o ambiente hospitalar deve ter atenção redobrada, ou até mesmo triplicada, na limpeza. Isso não é diferente do controle de pragas. A dedetização em Hospitais é uma ação que deve ser feita com cautela e apenas por equipes profissionais.

Este é um dos serviços oferecidos pela Esgotecnica. Apenas profissionais com experiência e com todos os certificados de atuação dos órgãos de saúde pública devem realizar.

Não é difícil entender o porque. O hospital já é um ambiente considerado perigoso devido a sua carga viral e riscos de infecções. Porém, a situação pode piorar muito com o aparecimento de pragas.

As pragas carregam vários vetores que podem prejudicar a saúde do ser humano saudável. Quando estes vetores são inseridos em um ambiente que conta com pacientes com a saúde debilitada, o resultado pode ser bem pior.

A dedetização é uma questão de saúde e bem-estar, mas a dedetização e o controle de pragas em hospital vão muito além, pois é uma questão de saúde pública e que afeta muitas pessoas.

Por ser um ambientem muito sensível, o ambiente hospitalar também requer uma dedetização feita com muito cuidado. Afinal, o controle de pragas é feito com o uso de produtos tóxicos. Estes produtos também podem prejudicar a saúde dos pacientes.

A dedetização hospitalar deve ser feita com o intuito de eliminar as pragas e evitar a todo o custo a contaminação de material sensível, alimentos e qualquer outro produto que vá entrar em contato direto com os pacientes.

Como identificar a infestação de pragas em Hospitais

Primeiro, antes de nos aprofundarmos mais sobre o assunto, é preciso entender como identificar que o local está com uma infestação. Apenas ver um rato ou uma barata não imediatamente significa uma infestação.

Muitas vezes, o animal pode apenas ter entrado no ambiente procurando por comida ou abrigo e quando não encontra, vai embora. Antes de contratar a dedetização em hospitais, primeiro é necessário saber se há uma proliferação da praga.

Existem alguns sinais de que os animais podem estar em grande número em um ambiente. Os principais são:

  • Fezes – Quando a infestação é por ratos ou baratas, este é um dos primeiros sinais. As fezes das baratas se assemelham com pó de café, já a dos ratos é bem parecida com uma semente escura.
  • Cheiro forte – Os ratos, principalmente, se comunicam através do cheiro, portanto, eles costumam urinar bastante no ambiente, a urina do animal tem um cheiro fácil de identificar.
  • Surgimento dos animais – Quando há a desconfiança da infestação de animais, o melhor a se fazer é ficar de olho para ver se eles vão aparecer durante a noite.

Ao surgir um ou mais destes sinais, o recomendado é entrar em contato com uma empresa especializada para realizar um diagnóstico da área. Este é um trabalho feito pela Esgotecnica e a sua equipe treinada.

Como evitar o aparecimento de pragas em hospitais

As pragas urbanas, como todos os animais, precisam de três fatores básicos para proliferar: Alimento, Água e Abrigo.

Para evitar que estes animais infestem um ambiente, é necessário não descuidar destes três pontos. Evite vazamento de água, ou então água parada em algum lugar. O mesmo serve para restos de alimento.

O lixo descuidado é um prato cheio para várias pragas, principalmente baratas e ratos. No lixo é possível encontrar abundância de alimentos. Nunca deixe o lixo parado em algum canto. Mesmo que hospitais possuam uma política rígida com o descarte de materiais, ainda assim vale ressaltar este ponto.

Qualquer ambiente onde não há muito movimento pode servir como abrigo para estes animais. Depósitos que ficam parado por muito tempo, salas fechadas e sem movimentação, entulhos e etc…

Em hospitais, o cuidado deve ser estendido para todas as áreas. Incluindo a rouparia, já que os ratos e aranhas gostam de se acomodar próximo deste tipo de material.

Como deve ser feita a dedetização em hospitais

A dedetização em Hospitais nunca deve ser feita por outros se não uma empresa especializada e com experiência na área. Como dissemos lá no começo, esta é uma ação crítica e muito sensível, portanto, é preciso confiar em quem sabe o que está fazendo.

Na hora de contratar uma empresa de dedetização, a primeira coisa a se considerar são as licenças da empresa. Além do alvará de licença, também é necessário estar em dia com a vigilância sanitária.

Uma empresa legalizada e em dia com seus documentos é a prova de que ela segue todas as recomendações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e que ela está preparada para realizar o controle das pragas sem agredir o meio ambiente e o bem-estar de todos, principalmente nos ambientes hospitalares.

A Esgotecnica é uma empresa de ponta com profissionais treinados e equipamentos especializados para a dedetização de qualquer ambiente, seja ele residencial, empresarial ou até mesmo hospitalar.

Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços e condições!