Os cupins são algumas das pragas urbanas mais comuns. Eles podem ser encontrados em vários ambientes e em diferentes imóveis. Essas são pragas bastante comuns e que, de certo modo, não podem ser evitadas. Acabar com cupim na madeira não é fácil, mas existem algumas dicas que podem ajudar.

Os cupins são animais vorazes e que se alimentam de celulose. Eles são capazes de destruir tudo o que tenha celulose em sua composição. Ou seja, os cupins não atacam apenas madeira, mas também papeis, papelão, livros e em alguns casos até roupas.

A Esgotecnica Dedetizadora é especializada em eliminar cupins em diferentes ambientes! Atuamos com os melhores métodos e com profissionais treinados.

Com isso em mente, estamos trazendo algumas dicas que podem te ajudar a lidar com essa praga urbana no dia a dia.

Vale lembrar que os cupins não se alimentam de concreto ou outros materiais. O máximo que eles fazem com essas substancias é abrir caminhos entre pontos já fissurados.

O material mais afetado é sem dúvidas a madeira. Desde móveis de todos os tipos até estruturas, como vigas, forros e o madeiramento do telhado.

Por afetar consideravelmente essas estruturas, os cupins podem causar acidentes ao enfraquecer a estrutura de um ambiente.

Apesar desse risco, vale lembrar que os cupins não apresentam risco direto para a saúde humana, como o caso dos ratos e das baratas. Eles não trazem infecções ou transmitem doenças.

O problema principal fica mesmo por conta do prejuízo que esses insetos podem causar.

Como identificar a presença de cupins

A presença dos cupins, infelizmente, não é tão fácil de ser percebida de imediato. Essa é uma praga urbana considerada silenciosa, por isso, muitas vezes uma infestação só é percebida quando o dano material já é alto.

A melhor maneira de identificar a presença de cupins é através da atenção aos móveis e peças de madeira.

Um dos primeiros sinais de cupins é aquele “pozinho” que fica próximo dos móveis de madeira. Esse pó é na verdade as fezes do cupim. Mas pode ficar tranquilos, ao contrário de outros animais, as fezes dos cupins não contaminam o ambiente.

Também é importante estar sempre batendo na madeira para verificar pontos onde há som de oco. O uso de ferramentas de metal também pode ajudar a descobrir os pontos de infestação.

Dicas para acabar com cupim na madeira

Vamos dar aqui algumas dicas que podem funcionar, mas vale lembrar que elas funcionam apenas para infestações pequenas, ou que estão muito no começo e apenas para o cupim de madeira seca.

Os cupins de subsolo são mais agressivos e por isso precisam de tratamento profissional.

Querosene vs Cupins de madeira

A Querosene é muito utilizada para acabar com os cupins. Ela funciona até certo ponto, mas é um tratamento que dura dias e que precisa ser feito com bastante cuidado e apenas em peças pequenas.

Peças como gavetas e portas de armários podem ter o querosene como uma forte aliada.

Procure os buracos por onde eles estão entrando na peça e por onde é possível jogar a querosene. Coloque bastante do solvente sobre a peça, tentando cobrir os buracos.

Depois, cubra a madeira com um plástico e deixe ela selada por pelo menos 15 dias.

Se a infestação estiver focada apenas naquela peça, é possível que o problema seja solucionado.

Uso de cupinicidas comerciais

Existe uma série de venenos contra cupins que podem ser comprados. Porém, vale lembrar que você deve apenas comprar esses produtos em locais legalizados.

Nunca compre veneno para cupim clandestino ou então de uso indevido para áreas urbanas. Esses venenos podem ser altamente tóxicos e acabarem causando problemas muito mais graves do que a infestação dos insetos.

Os venenos de uso agrícola, de uso profissional nunca devem ser utilizados para o tratamento caseiro dos cupins.

Por isso, compre os que estão liberados para uso geral. Aplique de acordo com as instruções do fabricante e eles podem resolver infestações iniciais e até de nível médio.

É possível potencializar o veneno utilizando uma mistura de óleo de motor com querosene.

Venenos naturais contra cupins

Existem alguns venenos naturais que podem ser utilizados para acabar com os cupins. Alguns desses casos são o óleo de laranja e o óleo de cravo.

Eles devem ser colocados em abundância para poder matar as larvas e evitar a proliferação. Porém, só funcionam em infestações em estágios iniciais.

Contrate uma empresa especializada

Infelizmente os cupins são criaturas resistentes e que precisam de um tratamento bastante cuidadoso.

Os venenos utilizados em dedetização podem ser bastante agressivos e isso quer dizer que apresentam riscos para crianças, animais e até adultos.

Com isso em mente, contrate apenas uma empresa que tenha experiência na área.

A Esgotecnica oferece todas as soluções para acabar com qualquer praga urbana dentro de imóveis.

A Esgotecnica também tem todas as certificações necessárias para atuação. A empresa conta com muitos anos de experiência, além de vários casos de sucesso e clientes satisfeitos com o nosso serviço de descupinização.

Entre em contato com a gente e conheça mais sobre os nossos serviços, condições e empresa. Garantimos que você encontrará tudo o que precisa para livrar o seu condomínio de pragas e vetores.