No chão da sala, no açucareiro, dentro dos potes de comida e até mesmo nos pratos recém servidos. As formigas invadem nossas casas e tomam conta de tudo que pode lhes servir de alimento. Elas caminham livremente pelos menores espaços carregando seus pequenos pedaços de comida e, junto com eles, centenas de bactérias e doenças.

Apesar de parecerem inofensivas, as formigas trazem grandes riscos à saúde humana. Elas passam por lugares desconhecidos, inclusive pelo lixo, e trazem muitas bactérias para dentro de casa e para os nossos pratos de comida. Controlar essa invasão é uma questão de saúde.

Existem muitas maneiras caseiras de evitar as formigas e acabar com a sua proliferação. Nós selecionamos as melhores que você pode aplicar na sua casa e se livrar desses seres indesejados.

Como acabar com formigas:

    • O cheiro de cravo e canela espantam as formigas. Misture um pouco dos dois e coloque em um pote num canto do cômodo. Isso afastará elas. A troca do cravo e da canela deve ser feita a cada duas semanas.
    • Se as formigas estão invadindo seus potes de açúcar, um cravo da índia dentro do açucareiro pode ajudar a espantá-las.
    • Caso você não queira usar cravo dentro do açúcar, ele pode ser substituído por casca de limão ou laranja.
    • Os detergentes funcionam como isolantes das formigas. Misture água e detergentes em proporção igual e borrife nos cantos da casa.
    • A higiene correta da casa é uma das melhores formas de acabar com a formiga e o vinagre branco é um excelente agente de limpeza. Você pode esfregar um pouco de vinagre no chão da cozinha após acabar a faxina.
    • O cítrico não é um aroma agradável às formigas. Esprema limão nas portas e janelas para que elas não entrem em casa.

As borras de café também são ótimos isolantes pra as formigas. Você pode preencher os buracos e rachaduras com ela para evitar que elas entrem por esses espaços.

  • O sal também pode te ajudar. Espalhe nas superfícies planas, como balcão, janelas, entrada da casa etc.

Prevenir formigas:
A melhor prevenção contra formigas é manter a casa limpa. Evitar deixar restos de comida, farelos que caem pelo chão e qualquer outra coisa que possa servir de alimentos. As formigas, normalmente, invadem os ambientes que são propícios para viver.

Se você evitar este ambiente através da limpeza rotineira da sua casa, dificilmente sofrerá com a invasão de formigas. Porém, em alguns casos, mesmo com todas as dicas que já passamos neste texto é difícil controlar a invasão. Nessas situações, a melhor escolha é chamar uma empresa ou profissional treinado para solucionar seu problema.