A caixa d’água é um sistema que está presente na grande maioria das casas, apartamentos, prédios e jogas, esse é um sistema de abastecimento eficiente e o mais usado em todo território nacional. Mas, como qualquer outro sistema de armazenamento de água, a caixa ‘água precisa ser limpa. A limpeza de caixa d’água é ainda mais importante que outros sistemas.

A caixa d’água é fundamental para o dia a dia de qualquer ambiente, afinal, é responsável por abastecer a residência, comercio ou indústria. Por mais que a água para consumo direto não venha da caixa, muito do que é usado no dia a dia vem dela e em caso de caixas d’água sujas, é possível acabar se contaminando com a sujeira acumulada na água.

Tanto pela ação do tempo, que acaba acumulando sujeira na água dentro da caixa, tanto por causa da sujeira encontrada na água do abastecimento. A cada determinado número de semanas, é necessário limpar a caixa para evitar problemas. A própria presença dos sais e cloro da água pode acabar sujando a caixa de tempos em tempos.

Outro fator importante a ser considerado é que, mesmo tampada, existe a possibilidade de mosquitos colocarem ovos dentro da caixa. Por isso a limpeza e a higienização são tão importantes.

Pensando nisso, a Esgotecnica está trazendo para nossos leitores um guia de como realizar a limpeza de caixa d’água para garantir um procedimento eficiente e que vai proteger a saúde de todos os moradores da sua casa ou trabalhadores de uma empresa.

Continue com a gente e confira a importância da limpeza de caixa d’água e qual é o passo a passo necessário para realizar o procedimento.

O que você precisa saber sobre limpeza de caixa d’água

Como dissemos, a limpeza de caixa d’água é bastante importante e deve ser realizada a cada seis meses, dependendo da qualidade da água que é entregue pela companhia de saneamento básico. Se a água for carregada com muito cloro ou com muita sujeira, é necessário limpar mais vezes.

Vale lembrar que a sujeira pode não apenas descer pelo cano, o que já é algo bem desagradável, mas dependendo do nível de sujeira presenta na água, é possível que a água cause um entupimento na tubulação durante o uso diário.

Como fazer a limpeza da caixa d’água?

Para realizar a limpeza de caixa d’água são necessários vários passos e que devem ser feitos com paciência e com bastante atenção. Confira o passo a passo de como você deve realizar a limpeza da sua caixa d’água:

  • Comece fechando o registro de entrada ou então amarrando a boia para parar de jogar água dentro da caixa.
  • Consuma a água que sobrou dentro do reservatório com o intuito de esvaziar a caixa d’água para a limpeza. Lembre-se que você precisa deixar pelo menos um palmo de água dentro da caixa.
  • Feche o registro de saída antes de iniciar a limpeza.
  • Com a água que está dentro da caixa, utilize um pano ou esponja macia para limpar toda a parte interna do reservatório. Não utilize vassouras ou lãs de aço, já que esses objetos podem danificar a superfície da caixa.
  • Descarte toda a água da limpeza utilizando a esponja ou retirando a água com balde. Não utilize as torneiras para esvaziar a caixa, pois a sujeira pode acabar contaminando os pontos de saída.

Higienização

Agora concluímos o processo de limpeza, porém, é necessário realizar o procedimento de higienização com água sanitária. A água sanitária irá higienizar não apenas a caixa, mas também os pontos de saída e a tubulação.

  • Abra novamente o registro/boia e encha a caixa d’água com cerca de 1 palmo de água. Feche o registro novamente.
  • Agora é necessário adicionar a água sanitária. Coloque de 1 L (um litro) de água sanitária para cada 1.000 L de água. Ou seja, se a Caixa for de 500L, adicione 0,5 L (meio litro) de água sanitária.
  • Deixe esta mistura na caixa por 2 horas e a cada 30 minutos, com o uso de um pano ou de uma brocha, passe a solução nas paredes internas e na tampa do reservatório.
  • Depois de duas horas do início do procedimento, abra o registro de saída, torneiras e descargas, para que a solução contendo água sanitária faça a sanitização da tubulação de saída/consumo.
  • Depois de descartar esse palmo de água com água sanitária, pode deixar a caixa encher normalmente. Porém, é recomendado que o primeiro uso, para evitar acidentes, deve ser usado para limpeza de quintais e não para o consumo ou banho.

Limpeza profissional de caixa d’água

Caso você queira contar com a melhor limpeza de caixa d’água, você pode contar com a Dedetizadora Esgotecnica. Temos profissionais treinados e os melhores procedimentos para limpeza de caixa d’água com segurança e satisfação total de nossos clientes.