As baratas são uma praga que atormentam a vida de muitas pessoas. Feias e asquerosas, elas causam pavor em muitas pessoas. Porém, muito mais do que isso, ela é responsável pela proliferação de muitas doenças em ambientes urbanos e rurais. Por isso, com medo ou sem, é importante dar um fim nelas para ter uma vida com menos riscos de doenças.

Onde as baratas se escondem?

As baratas adoram ambientes escuros e úmidos. Então, os locais que costumam se esconder dentro de casa têm essas características. Alguns destes espaços, por exemplo, são as fendas e rachaduras em móveis e paredes, principalmente nas cozinhas e banheiros.

As tubulações de esgoto da cozinha, banheiro, área de serviço ou de qualquer outro lugar, são ótimos esconderijos para as baratas, além de ótimos acessos para sua casa. Não se esqueça de proteger os ralos com tela. Além disso, elas também podem chegar a sua casa pelas frestas em janelas e portas.

Apesar de gostar de locais úmidos, as baratas preferem os espaços quentes. Motores de geladeira, fogão, liquidificadores e outros eletrodomésticos podem ser excelentes esconderijos. É importante prestar atenção nestes espaços.

Outros locais que são grande atrativos para as baratas são as caixas de papelão, maderia e buracos, principalmete quando estão próximos a fonte de comida. Por isso, cuidado com todas as sujeirinhas pela casa.

Como prevenir contra barata

Como fica claro, nossas casas estão cheias de espaços propícios para o esconderijo das baratas. Apesar disso, existem vários pequenos truques para prevenir que elas não infestem nosso lar. Separamos os mais eficientes pra você:

 

  • O cheiro da folha de louro seca afasta as baratas. Você pode colocar uma ou duas folhinhas nas gavetas e armários da casa. O ideal é trocar essas folhas a cada vinte dias.
  • Outro cheiro que não é atraente para as baratas é o do alecrim. Pingue poucas gotas de óleo de alecrim em um algodão e espalhe pelos cantos da casa. Isso afastará essa praga. Apenas tome cuidado que o cheiro é forte e pode ser prejudicial pra animais de estimação ou pessoas que têm problema respiratórios se usar de forma exagerada.
  • Os restos de comida que caem nos balcões, chão e frestas são ótimas fontes de alimentação para as baratas. Sempre limpe a área após comer. Sem comida, as baratas não ficarão em sua casa.
  • Como as baratas adoram espaços quentes e úmidos, as embalagens são ótimos esconderijos. Feche todas as embalagens muito bem para que elas não consigam entrar.
  • Os cantos escuros e úmidos da casa, como embaixo e do lado dos móveis, são os locais favoritos da casa. Sempre aspire esses locais para que não tenham restos de comida.
    Com essas dicas, você estará eliminando da sua casa todos os lugares propícios para as baratas se esconderem, tirando suas fontes de comida e criando um ambiente desagradável para elas.

Como eliminar baratas

O primeiro passo para eliminar as baratas de sua casa é acabando com todas situações propícias pra que elas morem com você. Seguir as dicas de prevenção anteriores são um ótimo começo pra isso.

Além disso, você precisa vedar o locais úmidos de sua casa, como máquinas de lavar, box do banheiro, gabinete da pia da cozinha etc. Dessa forma, você tira o acesso das baratas a esses locais. Não se esqueça de também limpar os espaços de difícil acesso.

Uma dica de “veneno” caseiro contra barata é uma mistura de bicarbonato com açúcar. Misture quantidades iguais dos dois e espalhe pela casa. O açúcar atrairá as baratas e o bicarbonato causará gases que trarão uma forte reação. Dessa forma, você elimina-as de sua casa. Porém, cuidado com os animais de estimação.

Algumas vezes, as técnicas de prevenção ou alternativas caseiras para eliminar baratas não são suficientes. Nesses casos, a melhor alternativa é contratar uma empresa especializada para fazer a dedetização com segurança.