As pragas urbanas representam um risco para residências e para as pessoas. Pragas urbanas são os animais que se multiplicam de forma desordenada no ambiente urbano e representam risco direto ou indireto para a saúde humana.

Existem diversas pragas urbanas que podem afetar a vida e o cotidiano das pessoas de formas diferentes. Os maiores exemplos são as baratas, ratos, pombos, moscas e mosquitos. A Esgotecnica atua a duas décadas no controle destas pragas e para ajudar quem quer saber mais sobre o assunto, trazemos uma lista com as maiores ameaças entre as pragas urbanas.

As 6 piores pragas urbanas

Estes são animais que podem causar problemas à saúde de forma direta ou indireta e que é necessário um controle rígido de sua proliferação.

Pombos

Os pombos são pragas urbanas problemáticas e que dão dor de cabeça para pessoas em ambientes residências, industriais, comerciais e públicos. Estes animais possuem uma população cada vez maior e o seu controle é difícil e muito burocrático.

Apesar de não ser um animal que não prejudica os seres humanos de forma direta, seus dejetos causam doenças gravíssimas como a salmonela, toxoplasmose e criptococose (a temida doença do pombo).

Infelizmente os pombos devem ser controlados por ações preventivas, sempre evitando o acumulo de lixo que podem servir de alimento para estas aves.

Ratos

Os ratos são um dos principais vetores de doenças nocivas aos seres humanos. São cerca de 55 doenças transmitidas por estes roedores. Os ratos urbanos são difíceis de serem controlados devido a sua enorme capacidade de reprodução.

Ao encontrar os três fatores principais de proliferação (água, comida e abrigo) um casal de roedores pode gerar até 15 mil herdeiros em apenas um ano. Ou seja, a proliferação destes animais pode ser catastrófica.

Ratos são pragas urbanas não apenas por conta das doenças transmitidas, mas também por causa do estrago causado por eles. Estes roedores podem deteriorar fios, madeiras e até mesmo contrato, sendo um verdadeiro pesadelo para a estrutura de um imóvel.

Os ratos são facilmente controlados em ambiente residencial, basta deixar tudo limpo para evitar que ele encontre água, abrigo e alimento. Em ambientes maiores é necessário o acompanhamento de uma dedetizadora. Em alguns ambientes comerciais existe leis e normas para determinar a frequência em que o procedimento de desratização deve ser feito.

Aranhas

Apesar de serem mais assustadores do que perigosas, as aranhas também são pragas que devem ser levadas a sério. Estes aracnídeos apresentam risco direto para os seres humanos devido ao seu veneno.

O principal vilão entre as aranhas é a aranha-marrom, responsável pelo maior número de incidentes domésticos no Brasil. Encontrada em praticamente todas as regiões do país, estas aranhas são tímidas, mas possuem um veneno poderoso.

Encontrada sempre em lugares onde há pouco movimento, como gavetas que ficam muito tempo fechadas, móveis e entulhos, estas aranhas podem causar bastante transtorno.

Assim como no caso do rato, a limpeza constante e boa organização são os fatores principais para manter a casa livre da criatura.

Formigas

Vistas como inofensivas por muitos, as formigas são muito mais do que uma simples chateação. Muita gente quer se livrar das formas apenas pelo incomodo de ter elas andando em qualquer alimento descuidado da cozinha.

Porém, estes insetos são grandes vetores de bactérias e vírus. Como todos sabem, as formigas se alimentam de muitas coisas diferentes, de restos mortais até açucares. O problema é que depois de andar por cima do corpo de algum animal, a formiga vai acabar andando dentro de casa enquanto carrega inúmeras bactérias em suas patas.

Baratas

As baratas são grandes inimigas do ambiente urbano. Esta é uma das mais famosas pragas urbanas do mundo e um dos animais mais velhos do planeta. Elas são altamente adaptáveis e resistentes.

Assim como as formigas, as baratas podem carregar vírus e bactérias em suas patas e corpos, além de fungos. Este é um animal perigoso e que apresenta um alto nível de risco de saúde em qualquer ambiente.

As baratas, quando em condições propensas para a proliferação, se multiplicam em uma velocidade incrível. Estima-se que para cada habitante da grande São Paulo, existam cerca de 200 baratas.

Felizmente, as baratas são fáceis de serem controladas. De novo a dica é sempre manter a casa limpa e bem organizada.

Mosquitos

Os mosquitos são os grandes vilões da humanidade. Pode até não parecer, mas os mosquitos ocupam o primeiro lugar na lista de animais que mais matam por ano, sendo responsáveis por cerca de 725 mil mortes anualmente.

Estes animais carregam várias doenças, em alguns casos as doenças são exclusivas destes animais. Casos famosos são a Febre amarela, Dengue, Zika e Chikungunya que estão sempre nos noticiários e manchetes.

Infelizmente, esta é a praga urbana mais difícil de ser eliminada, já que é necessária uma consciência coletiva para evitar água parada em qualquer ambiente. Os mosquitos, principalmente o Aedes Aegypti, são perigosos para toda a sociedade.

Está com problemas com pragas? A Esgotecnica pode te ajudar! Somos uma empresa de dedetização profissional e que atua a 20 anos no mercado, sempre garantindo um trabalho bem feito de acordo com as normas e a legislação.

Entre em contato com a Esgotecnica e conheça nossos serviços e condições! Temos a certeza de que encontrará exatamente o que precisa.